Antes de começar esse texto de hoje, eu preciso apresentar duas coisas:
Primeiro o Nerdologia, que é um excelente canal sobre ciência usando a cultura nerd como narrativa, apresentada pelo biólogo Átila Iamarino. Eu acompanho o canal desde o começo e eu e o Nicolas gostamos muito! E é muito comum vê-lo assistir um outro episódio quando está navegando.
A segunda apresentação é até mais fácil, pois muita gente conhece, mas caso você não saiba, existe no canal de TV por assinatura da Warner um “sitcom”, ou situation comedy (“comédia de situação”, numa tradução livre) chamado “The Bing Bang Theory” sobre a vida dos amigos Leonard, Sheldon, Howard, Raj e sua vizinha, Penny.
A série possui temática de assuntos tipicamente nerds e o personagem Dr. Sheldon Cooper (sim, ele é um doutor!) normalmente é dito como autista pelo público espectador do programa, e é disso que se trata o episódio 98 do Nerdologia.
Pra variar, Átila faz uma excelente narrativa sobre o tema e cita vários bons exemplos sobres os seus argumentos, dentre eles o filme Rain Man sobre Raymond Babbitt que tem a Síndrome de Savant, e o caso da Temple Grandin, autista, também tema de filme do mesmo nome. Eu somaria ao vídeo como referência o filme Adam, que conta a história de um jovem adulto autista que perdeu o seu pai e com a chegada de uma nova vizinha, enfrenta as dificuldades de viver sozinho nas relações sociais sem entender o mundo.
O mais importante nesse vídeo, foi mostrar que mesmo por trás dos padrões repetitivos, e dificuldades de relacionamento com outras pessoas (pais, até!), um autista é antes de tudo um indivíduo, e isso fica claro no episódio. Ainda que não intencional, ou não!
Se você não sabe, ou não entende o que é autismo e Síndrome de Asperger, vale muito assistir!