Eu sempre compro os presentes dos meus filhos pela Internet, não importa época nem a ocasião. Sou experiente no assunto, compro sempre nas lojas que possuem uma reputação no mínimo aceitável. Verifico as reclamações das mesmas em sites como o Reclame Aqui e nas redes sociais. Em geral, em se tratando de brinquedos, costumo comprar num pequeno grupo de lojas. O que determina a minha escolha é a disponibilidade dos produtos. E é exatamente esse o problema do caso atual.
Meus filhos não acreditam em Coelho da Páscoa, nem Fada do Dente, e claro, não acreditam em Papai Noel. Nunca estimulei isso e eles sempre foram acostumados a escolher os seus presentes baseado na meritocracia. Boas notas na escola, comportamento exemplar sempre resultam em presentes. Um bom exemplo disso foi o Dia das Crianças de 2012 onde eu criei uma competição de tarefas individuais de ‘performace’ para eles ganharem um notebook e um tablet.
Acontece que nesse ano, eles escolheram dois brinquedos que nenhuma loja das que eu costumo comprar tinha as duas opções. Quando uma tinha o Simon Swipe que o Nicolas queria, não tinha a My Little Pony Sunset Shimmer que Analice desejava para completar a sua coleção. Resultado: pesquisei na Internet e a única loja que tinha ambos os presentes era a Toymania, que eu NUNCA havia comprado nada antes e confesso, não fiz pesquisa nenhuma dessa vez.
A compra foi feita no dia 13/12/2014 (sábado) e minutos depois o meu pagamento foi aprovado e pedido processado. Recebi a confirmação toda por e-mail e fiquei bem tranquilo. O prazo era de 6 dias úteis e a data provável de entra seria no dia 20/12/2014 (segunda-feira). Tempo suficiente para chegar antes do Natal. Fiquei relaxado com a situação, pois no próprio dia 20/10/2014 (segunda-feira) recebi o e-mail da transportadora Total Express com o link de rastreamento, que constava que o meu pedido já havia saído para entrega. Perfeito!
E-mail de comunicação da Toymania — Confirmação do pedido
E-mail de comunicação da Toymania — Confirmação do pagamento
E-mail de comunicação da Toymania — Confirmação do envio
Entretanto o produto não chegou no dia 20/12/204. No dia seguinte, no final do meu expediente, percebi que os produtos não haviam chegado e fui verificar a posição da entrega e eis me surpreendo com o famoso status “endereço destinatário não localizado” e comecei realmente a me preocupar.
E-mail de comunicação da Total Express — Confirmação da Saída de entrega
E-mail de comunicação da Total Express — Status da Entrega
No dia seguinte (22/12/2014) liguei 3 vezes para o telefone (11) 2875–5001, que tinha uma mensagem eletrônica padrão, onde podemos verificar o status do pedido (que é igual ao do rastreamento) e quando optamos por falar com um atendente, o mesmo transfere a ligação, que cai em seguida. Esse procedimento aconteceu nas TRÊS VEZES que entrei em contato.
Então resolvi entrar no chat disponível no site, que NUNCA me atendeu! Deixava a janela pop-up aberta no meu segundo monitor enquanto eu trabalhava, mas a fila sempre tinha 3 ou 4 pessoas na minha frente. Foram duas tentativas sem sucesso.
Por fim, decidi enviar uma comunicação por e-mail no próprio site da Toymania e da Total Express, que não retornaram a mensagem com uma posição oficial, como tampouco confirmaram o recebimento do meu e-mail.
Enfim, hoje dia 26/12/2014, meus filhos ainda não receberam os seus presentes, apesar de merecem! Como falei antes, não esperaram o bom velhinho entrar pela chaminé da nossa casa para colocar os embrulhos debaixo da Árvore de Natal. Mas se frustraram muito, pois foram as únicas crianças da família que ficaram sem os presentes que ELES MESMOS ESCOLHERAM! Natal assim, nem o Grinch teria pensado para os meus filhos!
UPDATE #01
Depois de mais 3 tentativas de falar com pelo telefone da Toymania (que sempre cai), eu resolvi acionar o Reclame Aqui sobre o caso. O incrível é que, apesar da reputação da empresa por lá ser boa, existem váááários relatos iguais ao meu nesses últimos dias.
Enfim, segue o link da minha reclamação abaixo. Vamos ver agora os meus filhos receberão os presentes que eles merecem!
UPDATE #02
Depois de VINTE DIAS esperando uma posição oficial da Toymania, mesmo “reclamando muito no Twitter (e afins!)” e ter feito uma reclamação oficial no site Reclame Aqui, ainda sim a empresa não me respondeu, e tampouco entregou os presentes dos meus filhos.
Baseado nisso, eu entrei em contato com o meu cartão de crédito (ItaúCard) e me informei como eu poderia estornar a compra, pois eu nunca havia passado por uma situação com essa e não sabia como proceder. Então hoje eu escrevi um e-mail detalhado para lá e aguardo o cancelamento da compra e vou procurar outro lugar para enfim, comprar os presentes dos meus filhos.
Toymania, vocês são muito deselegantes!
UPDATE #03
Acreditem,
foi assim que a Toymania entrou em contato comigo, 23 dias depois da minha compra. Sem o mínimo de respeito e sensibilidade. No melhor estilo “e aí, vai querer ou não?”, a empresa em enviou um e-mail padronizado, sem detalhamento de nada, sem dar satisfação sobre a falha na entrega e como se nada tivesse acontecido.
Não falaram o motivo do atraso. Não comentaram como ficaram tanto tempo ausente em todos os canais de comunicação, e principalmente, não foram respeitosos e sensíveis. O público-alvo deles são as crianças e o Natal é o principal evento desse mercado. Como puderam ser tão indiferentes? Lamentável.
Enfim, respondi que não tenho mais interesse na compra e gostaria do cancelamento imediato da mesma! Vamos ver como eles vão agir. Uma coisa é certa: Toymania NUNCA MAIS!
Natal com a Toymania e Total Express? Nem o Grinch acredita! was originally published in Empresa Deselegante on Medium, where people are continuing the conversation by highlighting and responding to this story.