Flamengo 2023: o time terminou o ano exatamente do mesmo jeito que começou

Publicidade

Errei feio na minha última previsão quando ainda faltam 4/6 rodadas para terminar o Brasileirão.

Eu disse que o Palmeiras seria campeão (ok, acertei, mas quem não falou isso na época né!?), seguindo de RedBull Brangantino em terceiro, seguido de Botafogo e Flamengo no G4 e que Grêmio e Atlético-MG fechariam o G6.

Podemos dizer que foi um ano vexatório para o Flamengo?

Eu acredito que sim. 

Em agosto eu já levantava a questão, afinal, a atual diretoria possui 11 títulos em cinco anos, o que dá uma média de pouco mais de dois títulos por ano, mas só que em 2023 não tivemos nenhum sequer, além de inúmeras polêmicas!

A lista de vexames é enorme:

42 dias de férias, a falta de preparação para o Mundial de Clubes, Supercopa, Re-Copa, derrota de 4×1 contra o Fluminense da final do Carioca, o time perdeu para Aucas do Equador, para o Olímpia com 3 gols de cabeça, para o São Paulo na final da Copa do Brasil, sofreu várias goleadas ao longo do ano, perdeu 7 pontos no Brasileirão para times que foram rebaixados, e tudo isso com o time mais caro da América!

E para coroar, fez uma festa de despedida para Filipe Luis e Rodrigo Caio num jogo em que disputava uma vaga para o G4 contra o Cuiabá, time que era conhecido por fazer bons jogos fora de casa, correndo um risco desnecessário e depois perdeu o último jogo para o São Paulo numa performance dos jogadores como se já estivessem de férias e com tudo garantido!

Se não fosse o Internacional que venceu o Botafogo por 3×1, hoje estaríamos no G5 no Brasileirão e seríamos obrigados a jorgar a pré-Libertadores já em fevereiro!

Resumo do Flamengo em 2023

  • 76 jogos
  • 41 vitórias
  • 15 empates
  • 20 derrotas!!!
  • 125 gols marcados
  • 80 gols sofridos!!!
  • Temporada com mais derrotas desde 2015!!!
  • Pior aproveitamento desde 2017!!!
  • Perdeu sete de sete títulos possíveis!!!

É hora de deixar 2019 para trás

2019  foi um ano mágico, mas já está na hora de olhar para frente. 

O ciclo de alguns jogadores já passou, mas muitas pessoas ainda estão presas a esse recorte de um passado recente do clube. 

Eu tenho 50 anos e vi a geração do Zico fazer uma década de vitórias, conquistas incríveis e marcantes, geração essa que foi alcançada pelo time de 2019!

Mas ninguém, nenhum jogador está acima do clube! 

É hora de reformular parte do time.

Eis a minha ideia de barca para janeiro de 2024:

(E como o Bruno Henrique já tem acordo verbal com o clube, ele fica de fora dessa lista, mas eu o teria colocado na barca. Mesma coisa com o David Luiz.)

Esses vão viajar na proa!

Thiago Maia

Viveu boa parte da sua boa fase no clube na sombra do João Gomes, que fazia o trabalho de carregador de piano, mas que depois da sua transferência para o futebol inglês, ficou clara a falta de talento e confiança como jogador.

Matheuzinho

Sempre foi fraquíssimo, nunca entendi por quê tanto tempo ele ainda está no clube.

flamengo-2023-o-time-terminou-o-ano-exatamente-do-mesmo-jeito-que-comecou-thumb-varela

Varela

Também não entendo como ele é jogador de seleção. E no Flamengo ele nunca se justificou!

Pablo

Fraco, inseguro e nunca compôs bem a zaga com nenhum companheiro. 

Não vão agora mas podem ir na próxima leva!

Allan

Ok, teve uma lesão e só voltou agora, mas antes ainda não tinha mostrado se valia mesmo a pena o esforço que o clube fez para trazê-lo do Atlético-MG. Vamos acompanhar.

flamengo-2023-o-time-terminou-o-ano-exatamente-do-mesmo-jeito-que-comecou-thumb-ayton-lucas

Ayrton Lucas

Nunca mais foi o mesmo depois que foi convocado para a Seleção Brasileira. Essa deveria ser a sua última chance de provar o seu valor.

Wesley

É um garoto esforçado mas alternava jogadas de muio apoio ao mesmo tempo que complicava coisas simples. Talvez emprestá-o para criar uma casca seja uma solução para ele amadurecer, afinal ele é muito novo ainda.

As viagens complicadas

flamengo-2023-o-time-terminou-o-ano-exatamente-do-mesmo-jeito-que-comecou-tumb-everton-ribeiro

Everton Ribeiro

É craque, mas está muito abaixo do seu padrão habitual e há algum tempo. Ele é um jogador de 34 anos e eu concordo com os rumores de que o clube vai oferecer um contrato por produtividade com prazo máximo de um ano. Caso não  ele aceite, é melhor negociá-lo!

flamengo-2023-o-time-terminou-o-ano-exatamente-do-mesmo-jeito-que-comecou-tumb-gerson

Gerson

Esse foi uma decepção para mim em 2023! 

Acho que ele não valeu o tanto de esforço para o Flamengo repatriá-lo. alterna MUITO de perfomance em jogos que só atrapalha, e outros em que ele é genial. 

Por mim, ele só teria essa temporada para se firmar.

flamengo-2023-o-time-terminou-o-ano-exatamente-do-mesmo-jeito-que-comecou-thumb-gabigol

Gabigol

Começo dizendo que eu nunca gostei da personalidade do Gabriel. Para mim ele é “Wanna be Neymar”. Em todos os aspectos! 

Ao mesmo tempo eu reconheço a sua importância para o clube. Ele está em 8º lugar de maiores artilheiros da história do Flamengo, e é o único jogador brasileiro a fazer 30 gols em LIbertadores! E isso e incrível!

Ele é foda! Mas…

em 2023 inteiro ele simplesmente é menos que um coadjuvante. 

Ele está (tempo verbal correto) um jogador comum!

E eu acho que ele não vai superar essa fase no Flamengo. A não ser se ele for o centro das atenções, o protagonista máximo do time, pois é assim que é a personalidade dele. É assim que ele funciona.

Mas eu também acho pouco provável que algum clube brasileiro tenha cacife para tirá-lo do clube e que dê as mesmas condições que ele tem no Flamengo, que é um time que paga um alto salário para ele e em dia, fora a multa milionária de recisão!

Não acho que o Tite tem condições e quer recuperar o futebol do Gabigol e nem a diretoria tem c*lhões de cobrá-lo no nível que ele representa para o Flamengo. 

Ou seja, uma sinuca de bico!

Mas se dependesse de mim, eu negociaria fácil!
Acho que o cliclo dele já terminou e eu acho que ele contamina muito o elenco para esse seu comportamento.

Outras polêmicas

Filipe Luiz na comissão técnica

Na boa, jogava muito, mas fazer laboratório no clube não é!?

Quer fazer carreira como ténico no Flamengo? Comece lá embaixo, vai pegando experiência e mais pra frente conversamos. O que ele entregou dentro de campo durante esses anos não dá passe-livre para ser técnico no time principal. Uma coisa não tem nada a haver com a outra.

Gestão de futebol profissional

Essa é impossível!

Marcos Braz e seus chegados nunca sairão das suas funções, ao não ser que queiram fazer isso, ainda mais em ano eleitoral do clube. 

Tudo, absolutamente TUDO que deu errado na gestão esportiva tem as digitais dessa gente, o que mostra que 2019 foi mera casualidade, e não competência. 

2023 prova isso facilmente.

8 técnicos depois do Jorge Jesus:

Domenec Torrent, Rogério Ceni, Renato Gaúcho, Paulo Sousa, Dorival Jr., Vítor Pereira, Jorge Sampaoli e agora Tite. 

Só em 2023 foram 6 preparadores físicos diferentes, um deles agrediu o Pedro depois de uma partida. 

E ainda tivemos o episódio vexatório da briga do Marcos Braz com um torcedor num shopping onde ele mordeu a sua virilha e ficou por isso mesmo. Tanto no clube quanto na ALERJ!!!

Sinceramente, não acho que nenhum cenário da gestão do futebol irá mudar, e isso certamente terá reflexo no campo.

Precisamos de dois laretais direitos e um esquerdo. Temos carência na zaga e no meio. Falta muito um volante de marcação que possa permitir que o Pulgar desempenhe bem o seu papel. Vai depender muito da barca e como será o elenco em 2024.

É esperar pra ver!

#SRN