Em 2024 eu voltei aos palcos de um WordCamp numa palestra que justamente pregava a importância de eventos como esse no mercado, e em 2025 eu resolvi voltar a fazer parte da organização junto com o meu amigo e irmão de Internet Guga Alves, que somamos ao grupo do ano passado.
Arregaçamos as mangas e ajudamos na produção de 20 Meetups, entre presenciais e online e no último final semana mais uma edição do WordCamp, só que Brasil no Rio de Janeiro.
Os nossos parceiros nessa empreitadas foram os amigos Rosani Teixeira e Marcelo Gomes da DGTI / UERJ, entre outras pessoas da instituição. E os Meetups aconteceram ao longo do ano e nos dias 28 e 29 de novembro aconteceu enfim o WordCamp Brasil 2025.
Iniciativa essa do Felipe Velzani enquanto fazia parte da Automattic ao fim da edição passada.
Legado: o desafio dessa edição
A ideia desde o começo era criar uma edição que estimulasse outras iniciativas pelo país afora, por isso o nome sugerido foi WordCamp Brasil!
Desde a pandemia as edições diminuiram drásticamente e era preciso deixar um legado para futuras inciativas e começamos com o nome e claro, a marca!
Eu criei um briefing pensando numa marca que representasse todas as regiões do país, que fosse genérica o suficiente para se adaptar a qualquer estado ou cidade, ao mesmo tempo que houvesse uma identificação forte com o local, sem deixar de ter o “W” do WordPress, claro!
Ou seja, um enorme desafio!!!
Foi aí que eu chamei o meu amigo Thiago Facchini do Estudio Hiru, designer de marcas, e especialista em naming.
Ele aceitou o convite e criou a abordagem da fauna com plantas típicas das 5 regiões. Como o grupo da organização era bastante diverso, a adesão da ideia foi imediata!
Depois disso ele criou toda a linha visual e eu criei o layout do site começando por um benchmark com várias opções de outros WordCamps pelo mundo, principalmente os mais globais, como WordCamp Europa.
Criei então uma série de wireframes com as principais soluções e debatemos em grupo outras opções, que uma vez aprovados, eu trabalhei na criação do layout usando o Figma pela primeira vez no lugar do Adobe XD!
Foi um grande aprendizado!
Adorei!!!
Os destaques dessa edição
A UERJ
Sem dúvida nenhuma a localização foi sensacional!
A UERJ é enorme e abraçou o evento 100%!!!
As várias opções de transporte para quem vinha de um outro bairro, cidade, estado ou país, e muitos locais próximos para se hospedar.
Além de claro, muito lugar para turistar!!!
Enquanto eu escrevo esse artigo, tenho amigos ainda no Rio de Janeiro passeando e visitando pontos turísticos! 😁
A diversidade de palestras e palestrantes
Outros pontos muito fortes esse ano.
Todas as vezes que abrimos as submissões de palestras, há sempre uma enorme expectativa da organização em ser o mais plural possível nos temas, sem ficar na mesmice de plugins e códigos em palestras muito técnicas.
Não que elas não sejam necessárias, claro que são, mas o desejo é sempre envolver toda a comunidade em suas respectivas áreas de atuação e necessidade de conteúdo, e nós ficamos MUITO satisfeitos com o resultado!
Várias áreas foram abordadas, de desenvolvimento passando por design, segurança, marketing, empreendedorismo, e claro, o tema do momento, IA.
Teve tanta submissão de palestras de Inteligência Artificial que conversamos com alguns palestrantes e convidamos para que esse conteúdo se transformasse no painel 2 – Design, conteúdo e código em tempos de IA: o que muda no WordPress? com os amigos David Arty (designer) Fellyph Cintra (desenvolvedor) Italo Silva (marketing) que foi moderado pelo amigo Guga Alves.
Tivemos também uma boa quantidade de mulheres palestrantes, principalmente no auditório, mas ainda queremos mais nas próximas edições!
Submetam suas palestras meninas!!!🤘🏻
Almoço, comidinhas, cafezim, huuuum!!!
Como aconteceu na edição do Rio de Janeiro do ano passado, o ingresso dava direito ao café da manhã, almoço e coffee-break no dia do evento. E no dia da Colaboração também tivemos coffee-break!
No almoço tivemos opções de proteínas carne e frango, além de comida vegana!!!
Sensacional!
E por falar em dia de Colaboração...
Como foi a minha primeira vez, eu realmente fiquei surpreendido como foi essa parte do evento foi legal e útil para a comunidade!!!
Os grupos foram se formando naturalmente e logo tivemos uma galera na sala de Tradução. Eles simplesmente traduziram o WordPress 100% para o português do Brasil e revisaram 75% da edição 6.9 que sairá amanhã (02/12/2025)!
Um golaço!!!
Tivemos uma sala de Comunidades, que definiram várias opções sobre a organização e participação do Brasil no Slack Global, além da ótima ideia de pleitiar o Nheengatu (língua desenvolvida a partir do tupinambá, falada ao longo de todo o vale amazônico brasileiro até a fronteira com o Peru, na Colômbia e na Venezuela, conhecida como Tupi moderno) como idioma oficial do WordPress, liderado pelo Anápuàka Tupinambá!
A galera do Core liderada pelo Fellyph Cintra e Rodrigo Primo da Automattic trabalharam em inciativas como a ferramenta Playground, entre outras, que instala um WordPress direto no seu navegador e permite muitas possibilidades de uso.
Magia!!!
E claro, a galera da sala de IA trabalhou na criação de um MCP com IA plugado no WordPress!
A homenagem ao mestre Maujor!
Não existe uma única pessoa que trabalhou como front-end e que não saiba quem é o Maurício Samy Silva, o Maujor!
Essa pessoa não existe!!!
Maujor é simplesmente o Dinossauro das CSS!!!
O seu blog é consultado 10 entre 10 profissionais do mercado que precisam de uma referência de HTML/CSS/JS.
A consequência natural dessa capacidade de conhecimento técnico dele, o transformou em autor de dezenas de livros, eu mesmo tenho alguns na minha estante.
Homenageá-lo não só é uma obrigação, mas como é também uma honra e satisfação.
Mesmo sendo um ícone no assunto, ele é alguém simples, acessível e muito engraçado, e óbvio que nós não deixamos passar isso em branco e coube a mim essa honra de agradecê-lo por toda a sua dedicação e colaboração!
Resumo do WordCamp Brasil 2025
Organizar WordCamps dá trabalho, é mega cansativo, mas é muito satisfatório!😁
Muita troca, muitos abraços e beijos dos amigos e amigas, gente nova que conhecemos, oportunidades que aparecem, ideias que fervilham na cabeça, enfim, tudo que a gente gosta!
Parabéns aos amigos da organização, obrigado aos voluntários pela ajuda, aos amigos da UERJ pela parceria, agradecimento aos palestrantes, e sobretudo, muito obrigado para quem confiou na organização e se inscreveu e passou algumas horas, o dia todo, dois dias, a semana… teve de tudo!
Muito obrigado e até a próxima edição!
Como nessa edição eu fui apresentador da Sala 02, eu não consegui assistir as palestras do auditório, somente os paineis. Mas logo termos as fotos no site oficial!

