Enfim, voltei aos palcos de um WordCampRJ!

Foto @crisdissat

Publicidade

(Foto @crisdissat)

 

No último sábado (17/08) e estive no WordCampRJ 2024. A última edição foi em 2016 onde eu, Guga Alves e Cadu de Castro Alves na palestra de encerramento falavamos sobre a importância de novas lideranças na Comunidade Carioca de WordPress para a continuidade dos trabalhos.

Afinal, nós estavamos a frente desse projeto desde 2011 com dezenas de outros amigos voluntários que ajudaram na organização e exceução de vários encontros chamados Meetups, que são os eventos menores, mais intimistas com uma ou duas palestras, oficinas ou workshops.

Nos anos seguintes, aconteceram algumas edições de meetups, mas sempre surgiam perguntas como: “E aí Cristiano? Quando teremos um novo WordCamp?”. E eu sempre respondia que eu não estava a frente de nenhum projeto da comunidade desde 2016, e então um grupo novos voluntários começou mexer os pauzinhos e chegaram até a mim em meados de 2023.

Liderados por Hans Paul, Ricardo Filipo, Elton Aquino e ajudados pelo Felipe Santos da Automattic (empresa por trás do WordPress), e desde então eu literalmente passei o bastão da organização para eles, dandos acesso a todo o nosso conteúdo acumulado de planilhas, documentos e afins no “Google Drive da Comunidade”! 😉

À partir daí, encontros semanais começaram a fazer parte da rotina de todos nós, e novos eventos começaram a acontecer, e enfim, no último dia 17 de agosto, eu abri o evento falando justamente sobre novas lideraças e a participação da comunidade em novos eventos.

Mas e aí? O WordCampRJ foi bom?

Foi excelente!!!

A organização foi praticamente impecável, e eu posso dizer isso com segurança e insenção, pois eu não conseguia mais participar das reuniões nos últimos três meses por conta do trabalho aqui na Kamus, mas eu fazia parte dos grupos de comunicação e via o trabalho deles intenso nas semanas que antecedram ao evento e posso garantir que foi realmente gratificante ver que a organização da Comunidade Carioca de WordPress está em boas mãos!

Sobre o evento eu quero destacar alguns pontos:

Primeiro, a PLURALIDADE de público, seja de gênero, mas como também de atuação e segmento de mercado. E isso se refletiu também nas palestras e nos palestrantes. Claro que tivemos palestras mais técnicas, mas houve uma gama de matizes de conteúdos bem diversificada, e isso foi ótimo!!!

Segundo, a PONTUALIDADE do evento. Pouquíssimos pequenos atrasos entre uma palestra e outra, o que permitiu o público a se organizar melhor para transitar entre o teatro e o cinema, os dois ambientes do evento.

Terceiro, o almoço incluso no ingresso! Uma grata surpresa poder ir no restaurante Amarelinho da Cinelândia e apresentar o crachá do evento e almoçar sem sacar o cartão de débito ou crédito. Comida boa, farta e bem servida. O buffet com café da manhã e intervalo à tarde também foi bem servido. Nota 10 para a organização!

Quarto, localização do evento e o lugar em si. O Centro Cultural Justiça Federal fica literalmente em frente a saída do Metrô da Cinelândia, além do ponto do VTL. Ou seja, um lugar muito fácil de chegar, muito acessível e com vários modais de transporte. O lugar era muito bom, bonito, aconhegante e com uma equipe de apoio prestativa, atenta e simpática. Todos se sentiram acolhidos e bem recebidos.

E as palestras?

Como eu disse antes, bastante plural e havia conteúdo para todos os gostos. No site do evento, era possível marcar as palestras que você gostaria de assistir clicando na estrela na página de programação, que ficava marcada para você se guiar, além de uma SmarTV que estava disponível na área comum com a programação do site na tela.

O que eu consegui assistir:

  • WordPress Corporativo: desafios comuns e como superá-los (Daniel Kossmann) – De longe a palestra que eu mais fui impactado com tantas dicas. Falar bem do Kossmann é chover no molhado, mas ainda sim, o cara entregou muitas dicas mesmo! Estou loouco para ter acesso ao PPT dele! 😂
  • Design Thinking aplicado na construção de websites (Raquel Reis) – Palestra da minha amiga de longa data, a Raquel apresentou muito bem os conceitos de Design Thinking e todo o seu universo de aplicações. Adorei!
  • A LGPD nas Empresas de Tecnologia da Informação (Karine Monteiro) e Internacionalização de Carreira e Empresa (Pieter Van Wik) – Eu queria muito assistir essa duas palestras que aconteceram ao mesmo tempo. Vi a palestra da Karine no início e do Pieter no final! Também gostei bastante. Karine me deu mais munição de argumentos sobre sobre a importância da LGPD para os projetos dos meus clientes e o Pieter me provocou com a parte final da palestra, me tirando da minha zona de conforto!
  • Depois do ótimo almoço eu fiz muito network. Conversei bastante e eu quase não assisti nenhuma paletra, só retornando depois do Coffee-Break. Mas mesmo assim eu consegui ver um pouco da palestra O WordPress na geração de tráfego para seu negócio (Sandra Peres) e o painel Estratégias de Criação de Conteúdo (Sandra Sclata e Patricia Fields, Ivan de Souza e David Arty), todos muito boas!
  • Minha experiência trabalhando em uma empresa internacional como a Human Made (Pamela Ribeiro) – Assim como o conteúdo do Pieter Van Wik, essa foi a palestra que mais me tirou da zona de conforto. Tanto, que depois eu conversei pessoalmente com a Pamela. “A sua palestra me incomodou, só que do jeito bom. Muito mesmo!” Ela adorou e conversamos bastante no WordCana.
  • Acessibilidade na Web #ParaTodosVerem (Monica Craveiro) – Outra palestra que agregou muito nos meus conhecimentos de acessibilidade. Também estou doido para ter acesso ao PPT dela para novos estudos!
  • Painel: Fomento e Gestão Comunitária (Painel com Suzana Caneca, Claudio Barría Mancilla, Guilherme Costa e capitaneado pelo Ricardo Filipo) – Sempre bom assistir paineis reflexivas sobre um tema tão importante como esse, e que tem TUDO a ver com comunidade e o senso de pertencimento e como essas iniciaivas nascem exatamente de pequenos grupos como o que estava no palco. Excelente! Foi uma ótima forma de terminar o evento.

Saldo final do WordCampRJ 2024

Revigorado!

Essa foi a palavra que eu usei para definir como eu me sentia quando eu cheguei em casa no final do dia.

Cabeça fervilhando, tanto que antes mesmo de dormir eu corri para o meu Notion e fiz várias anotações de ideias, e isso é o melhor resultado do que eu poderia esperar de um evento tão plural, e tão rico de conteúdo!

É assim que uma comunidade WordPress deve ser!!!

Parabéns para organização e até o próximo evento.