Experimento de substituição das minhas redes sociais num único link. Aqui o Elon Musk sou eu!!!

A cena que fez eu entender o filme “A Chegada”

Ontem eu reassisti pela terceira vez o filme ‘A chegada’ (Arrival) e finalmente eu o entendi. Isso graças a um bate papo informal com ao meu grande amigo de longa data, o Marcos José. 

É bem comum conversarmos sobre futebol, NBA e filmes, e ontem em meio a outros temas, eu comentei a minha frustração por não conseguir entender o filme ‘A chegada’ (Arrival) do ótimo diretor Denis Villeneuve.

Conversa vai, conversa vem, e eu comentava com o Marcos que eu entendia a premissa de que ao entrar na nave dos heptapods, a Dra. Louise Banks passa a ver o futuro, e que ao ligar para o General Shang ela evitou o início de  uma Guerra que poderia devastar o planeta.

No entanto alguma perguntas sempre ficaram sem resposta na minha cabeça desde a estreia em 2016:

O que ela falou para General Shang, que AMBOS sabiam no momento da ligação, e que tema foi esse que o motivaria a mudar de opinião?

Ou por exemplo, ela falou alguma informação que somente o Shang sabia, e que só seria público no futuro, e que ao ser dito para ele, como isso o motivaria a acabar com a guerra?

Na nossa conversa, Marcos pesquisou na internet, pois não lembrava exatamente da frase e disse que talvez fosse:

“Na guerra não existem vencedores, apenas viúvas.” e quem teria dito foi a esposa do Shang no seu leito de morte.

Ainda sim, eu não me convenci e resolvi assistir o filme de novo com atenção nessa frase.

Então chega a cena do futuro no lançamento do livro da Dra. Banks sobre a linguagem dos heptapods e o General Shang vai cumprimentá-la agradencendo-a por fazê-lo tomar a decisão do passado. 

Ela faz cara de desconhecimento sobre o assunto e o questiona argumentando como é que ela poderia ter ligado para ele sem ter o seu número, e ele então fornece o número dizendo “agora você possui“.

Sim, eu lembrava dessa cena, mas ela continava sem sentido pra mim.

Foi só então que ao rever o filme ontem, eu percebi que eu ignorei uma cena anterior, bem discreta, mas que deu a resposta que eu precisava para fechar o ótimo conceito do filme.

Assim que a China e outros países declaram Guerra e os militares americanos começam a evacuação, a Dra. Banks fala para o Coronel Weber explicando que a relação dos heptapods com o tempo é de forma não-linear e que presente, passado e futuro são uma coisa só. 

Ele agradece o trabalhado dela e parte para a evacuação. 

E essa cena é que tem a chave para mim!

Agora que a Dra. Banks entende que presente, passado e futuro são a mesma coisa numa espécie de cículo infinito, um evento do futuro como o General Shang dando o número do celular privado para ela), pode ser sim compartilhado com o presente no caso da Dra. Banks ligando para ele no acampamento militar.

Então enfim, após 8 anos eu consegui entender o conceito!!!

Valeu Marcos! 

Agora eu posso dormir em paz!!! 😂 ✌️