Site, Facebook e Twitter que não informam nada e 0800 pai de santo!

Pois é Cidadão, essa é a realidade da empresa de energia elétrica do Rio de Janeiro! Vários canais de comunicação que só vendem um “conceito bom moço” da empresa, mas que não atende à população carioca quando ela mais precisa!

Quinta-feira (17/02) eu recebi da escola onde os meus filhos estudam, um comunicado dizendo que não haveria aula na segunda-feira (21/02) por causa de uma interrupção do fornecimento de energia elétrica. O informativo foi anexado na agenda deles em forma de cópia do documento da empresa para a escola sobre o fato. A escola, também insatisfeita com a interrupção do serviço buscou saber com outros pais que moram na mesma rua sobre o ocorrido e constatou que era devido uma “manutenção de reparo programada”.

Óbvio que eu fui na Internet verificar se havia algum tipo de comunicado oficial e constatei que o site da empresa é um grande festival de assuntos que pouco interessam para a sociedade, e é sim um site de autopromoção! Além do site, a Light-RJ possui um perfil no Facebook (http://facebook.com/conexaolight) e no Twitter (http://twitter.com/lightclientes). Em ambos a comunicação da empresa está mais para o “Grande Irmão” do livro 1984 (George Orwell) que repetia incansavelmente as notícias importantes com o objetivo de fazer uma verdadeira “lavagem cerebral” na sociedade e desviando o verdadeiro assunto: Servir dignamente ao cidadão!

Tentei por 3 vezes uma resposta da empresa via Twitter saber sobre o “tal reparo” no meu bairro, porém sem sucesso, o perfil não me respondeu nenhuma vez! Esperei até a véspera para escrever esse texto, porque se amanhã não houver energia mesmo, eu não poderei escrevê-lo! Por conta disso eu liguei hoje (20/02) para o 0800 da empresa e fui recebido de forma típica de um atendente terceirizado num domingo à noite! Ele checou os dados da titular (Cida, minha esposa), me deu um número de protocolo e depois de 5 minutos de ligação perguntou novamente qual era o meu bairro (mesmo eu já tendo passado o código do cliente para ele e via teclado!!!) e confirmou com a maior tranquilidade do mundo que amanhã o bairro da Taquara estará sem energia elétrica, e sem nenhum comunicado, acordaremos todos às escuras! Claro, todos nós que temos filhos nessa escola saberemos, já o resto do bairro ficará perdido!

O que me irrita profundamente não é o fato da “manutenção de reparo”, não, muito pelo contrário, sei que isso é necessário e faz parte da rotina da empresa. O que me irrita é ser pego de surpresa pela interrupção de serviço público essencial e sem aviso prévio! Fico chateado de entrar nos canais de comunicação da empresa e constatar que o bairro da Taquara não precisa ser avisado que não haverá aula! — Pra quê?! –

Olho site enorme em volume de páginas e a estrutura obriga até ter um “mapa do site” por isso, mas não vejo nenhuma página dizendo “Cidadão acesse aqui” com informações relevantes para ele! É lamentável que ainda se metam a entrar na “onda das redes sociais” só para marcarem terreno, menos interagir com a população, que fica de lado!

Enfim amigos, deixem eu correr aqui para avisar os meus clientes que amanhã eu não poderei trabalhar! Vou me preparar para tomar uns 15 banhos amanhã para enfrentar esse calor carioca, isso se a CEDAE também não for fazer nenhuma “manutenção de reparo” né!?

[Esse artigo foi originalmente escrito numa nota do meu Facebook!]

UPDATE (Ainda pendente!!!)

Código de cliente: 21534509 (Maria Aparecida Gonçalves Ribeiro — minha cônjuge)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *